.
.

De pequenino se torce... a Poupança!


"A educação e a formação são o ouro, as minas, de um povo. Um povo que cuida da formação dos seus jovens é um povo que vai mais longe. É o que há de mais rico e importante."
(Maria Cavaco Silva)

«A primeira-dama não tem dúvidas de que este é um tempo que coloca grandes desafios aos jovens e que a aceleração que marca o mundo actual levou a um acentuar do fosso geracional: "Os jovens encontram sempre um mundo diferente daquele que encontraram os pais e os avós. Quando olhávamos para trás ainda encontrávamos algumas referências, coisas que permaneciam iguais. Hoje, quando os jovens olham para os pais e avós, já têm poucas coisas que continuem iguais".
Na opinião de Maria Cavaco Silva "existe uma noção falsa, sobretudo junto dos mais pequenos que têm todas as necessidades básicas resolvidas, da facilidade do dinheiro". O que leva a que as gerações mais novas tenham mais dificuldade em lidar com situações de crise. "Uma das viragens que terá que acontecer, é que os mais novos vão ter que se preparar para lidar com um mundo que é finito, quando talvez tenham sido educados para um mundo que se acreditava infinito.
Para que a situação se inverta é essencial que a noção de poupança seja transmitida às crianças desde cedo. Deve ser passada. Tem que ser passada!"».

(Excerto de uma entrevista a Maria Cavaco Silva, por Susana Torrão
; in Revista do Montepio, Nº62)

0 observações:

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.