.
.

PAN assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março).


Domingo, 20 Março 2011 23:06

"O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) associa-se às celebrações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta a 21 de Março e do Dia Mundial da Água a 22 de Março.

A importância da água em estado líquido para a vida é sobejamente conhecida. O que talvez não seja do conhecimento comum é a relação que a água e a floresta estabeleceram ao longo das eras. Estes dois constituintes do planeta fundem-se num bailado simbiótico de controlo da temperatura global. Como explicou James Lovelock, as florestas tropicais são os verdadeiros sistemas de ar condicionado do planeta. Água e floresta também se juntam na protecção dos solos. As árvores previnem a erosão dos solos que ocorre pela acção das chuvas e contribuem para a infiltração da água no subsolo, indo alimentar lençóis freáticos. Mais uma vez, trata-se da simbiose de dois elementos interdependentes.

A mancha florestal portuguesa tem sido vítima de inúmeros incêndios nas épocas de maior calor. Só no ano de 2010 arderam 125 852 hectares de mata e floresta. O PAN defende a reflorestação das áreas queimadas com espécies autóctones ancestrais melhor adaptadas às condições climáticas de Portugal e uma implementação de programas de prevenção nas áreas não ardidas.

Também a água em Portugal é, por vezes, alvo de descuidos, que conduzem à sua poluição, e de usos inadequados que colocam em causa a sua disponibilidade a curto e médio prazo. O PAN reitera, neste dia, a importância de proteger e salvaguardar este bem precioso fundamental à manutenção da vida e a relevância de promover uma gestão e usos adequados através, por exemplo, da promoção de uma agricultura tradicional sustentada por espécies adaptadas às características do nosso país.

Mesmo limitando-nos ao que foi exposto acima, encontram-se justificadas todas as acções de protecção destes dois bens fundamentais que possamos imaginar.

Mas há outras e, talvez, melhores razões para proteger estes dois recursos: desde logo, o seu valor intrínseco.

Árvores, florestas, rios, lagos, oceanos e glaciares são todos constituintes do ecossistema global que conquistaram o direito à existência através de milhares de milhões de anos de evolução geológica e biológica e têm, por si só, por existirem, por serem e por inter-serem, valor próprio, independentemente do valor utilitário que possam ter para a espécie humana.

Reconhecer que todos os seres vivos da Terra estão conectados numa íntima teia de vida interdependente e constituem um organismo planetário do qual nós, seres humanos, somos parte integrante, é um passo da maior importância na tomada de uma nova consciência mais planetária, mais global, mais interdependente, mais compassiva e mais justa.

O PAN defende a promoção do desenvolvimento de uma consciência ecológica global que reconheça valor ao mundo natural, simplesmente por ser o que é, e não pelas suas potencialidades de uso e mercantilização. É urgente uma consciência que torne o humano mais natural e, por isso, mais humano.

Os meses ideais para plantação de árvores são Janeiro e Fevereiro. O final de Março já é uma época um pouco tardia para a sua plantação, mas, ainda assim, plante uma árvore. Simplesmente, não lhe vire as costas. Uma plantação tardia exige cuidados redobrados e uma rega assídua de raízes e folhas durante as primeiras três ou quatro semanas.

É simples. Água e Árvores… Não era disso que estávamos a falar?"

(Grupo de Trabalho sobre Ecologia)
.

0 observações:

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.