Avançar para o conteúdo principal

Tema de Fundo

RIA!... Ria muito e sempre!... Até mesmo quando estiver sozinho/a! ..:-D

Temos o poder ou a responsabilidade de mudar ou melhorar a nossa vida... participar activamente no nosso próprio salvamento, já que uma atitude mental que cultive o riso e o sorriso pode tornar-nos mais felizes.
O riso é um acto físico e uma das emoções mais felizes que os humanos possuem. O objectivo global é alcançar o bem-estar, a alegria e a paz interior. Mais facilmente aprendemos, assim, a transformar a nossa vivência para conseguir resolver algumas situações menos agradáveis a nível emocional.

Alguns cientistas utilizaram a ressonância
magnética (MRI) para examinar algumas pessoas a quem induziram o riso. Numa investigação recente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os cientistas apresentaram aos voluntários deste estudo bandas desenhadas cómicas enquanto lhes analisavam o cérebro através da MRI. Com este exame conseguiram provar, pela primeira vez, que o riso, ou pelo menos o humor, estimula as partes do cérebro que utilizam a dopamina como químico mensageiro do bem-estar.

Rir é, também, fazer exercício! Uma boa gargalhada pode levar-nos a dobrar o corpo e, desse modo, a flexionar durante vários minutos todos os grandes grupos de músculos. Quando rimos, o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea aumentam, mas depois também descem abaixo da média, exactamente como acontece quando fazemos ginástica. Rir pode ser, por isso, um excelente exercício, também, para pessoas idosas e doentes que não conseguem sair de casa para andar ou correr cerca de 2 km. De acordo com Robert Provine, foi William Fry, um dos pioneiros da investigação do riso, que demonstrou que precisava de 10 minutos de exercício na sua máquina de remos para elevar o ritmo cardíaco ao nível que atingia com uma boa gargalhada.

Estas descobertas poderão, e porque não, levar milhares de portugueses a abandonarem os ginásios e a dedicarem-se a rever episódios do "Gato Fedorento" ou de "Camilo em Sarilhos", por exemplo, em família!... Porque afinal... RIR é o Melhor Remédio para todos os males! ..:-D
.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus...

Não Tenho Tempo!

Sabes meu filho, até hoje não tive tempo para brincar contigo... Arranjei tempo para tudo, menos para te ver crescer! Nunca joguei contigo dominó, damas, xadrez ou batalha naval... Eu percebo que tu me procuras, mas sabes meu filho, eu sou muito importante e não tenho tempo! Sou importante para números, convites sociais e toda uma série de compromissos inadiáveis! Como largar tudo isto para ir brincar contigo? Não... não tenho tempo! Um dia trouxeste o teu caderno escolar para eu ver, e ficaste ao meu lado. Lembras-te? Não te dei atenção e continuei a ler o jornal. Porque afinal, afinal os problemas internacionais são mais sérios do que os da minha casa! Nunca vi os teus livros e nem conheço a tua professora. Nem me lembro qual foi a tua primeira palavra! Mas tu sabes eu não tenho tempo! De que adianta saber as mínimas coisas a teu respeito, se eu tenho outras grandes coisas a saber? É incrível... como tu cresceste! Estás tão alto! Nem tinha reparado nisso! Aliás, eu quase que não repa...