.
.

Tema de Fundo

O Nosso Tempo Livre...


ENA!

Em Chicago, um indivíduo recusou a oferta de um milhão de dólares por uma invenção que tinha realizado nas suas horas livres.

ISTO INTERESSA...

O que vou dizer tem interesse porque mostra as possibilidades que o vosso tempo livre vos oferece. Já pensaram que a maior parte das chamadas grandes mulheres e dos chamados grandes homens levaram a cabo os seus empreendimentos mais árduos, não no decurso das suas ocupações obrigatórias, mas durante as horas de que dispunham depois do trabalho?

POR EXEMPLO...


Um jovem lenhador, extenuado pela fadiga, debruçava-se todas as noites sobre os livros, à luz de uma vela ou aproveitando o resplendor do fogo caseiro. Isto era feito depois da sua jornada de trabalho. Deste modo, preparou-se para as grandes tarefas que o futuro lhe reservava. Podemos hoje afirmar que Lincoln, sozinho e durante as suas horas livres, construía o caminho da sua imortalidade.

Um telegrafista mal pago e cheio de trabalho roubava quantas horas podia ao sono e ao divertimento, para tornar realidade os seus sonhos fantásticos, em que punha uma inacreditável fé. Hoje, o mundo inteiro beneficia das descobertas que Edison levou a cabo no seu tempo livre.

Um pobre professor, ínfimo elemento de um obscuro colégio, conseguia evadir-se das monótonas e tristes responsabilidades, que odiava, aproveitando o tempo de que dispunha, para trabalhar no seu projecto, aparentemente sem sentido, por se basear num artefacto sem pés nem cabeça. Apesar dos risos e dichotes dos seus colegas, inventou o telefone no seu tempo livre.

DE HARMONIA COM O QUE ACABÁMOS DE EXPOR...

Também vocês dispõem de tempo livre. Aquele que declara "eu faria muitas coisas, se tivesse possibilidade" não alcançará nunca resultados positivos, nem que dispusesse de milhares de anos para se dedicar a elas. Temos sempre tempo, tempo disponível, de que nos podemos servir, desde que haja vontade para o fazer.

(Transcrição de uma exposição de Bruce Barton, que se propõe convencer um auditório de gente jovem a empregar o tempo livre de maneira construtiva - reproduzida da revista The American Magazine).

0 observações:

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.