Avançar para o conteúdo principal

Tema de Fundo

O Nosso Tempo Livre...

ENA!

Em Chicago, um indivíduo recusou a oferta de um milhão de dólares por uma invenção que tinha realizado nas suas horas livres.

ISTO INTERESSA...

O que vou dizer tem interesse porque mostra as possibilidades que o vosso tempo livre vos oferece. Já pensaram que a maior parte das chamadas grandes mulheres e dos chamados grandes homens levaram a cabo os seus empreendimentos mais árduos, não no decurso das suas ocupações obrigatórias, mas durante as horas de que dispunham depois do trabalho?

POR EXEMPLO...


Um jovem lenhador, extenuado pela fadiga, debruçava-se todas as noites sobre os livros, à luz de uma vela ou aproveitando o resplendor do fogo caseiro. Isto era feito depois da sua jornada de trabalho. Deste modo, preparou-se para as grandes tarefas que o futuro lhe reservava. Podemos hoje afirmar que Lincoln, sozinho e durante as suas horas livres, construía o caminho da sua imortalidade.

Um telegrafista mal pago e cheio de trabalho roubava quantas horas podia ao sono e ao divertimento, para tornar realidade os seus sonhos fantásticos, em que punha uma inacreditável fé. Hoje, o mundo inteiro beneficia das descobertas que Edison levou a cabo no seu tempo livre.

Um pobre professor, ínfimo elemento de um obscuro colégio, conseguia evadir-se das monótonas e tristes responsabilidades, que odiava, aproveitando o tempo de que dispunha, para trabalhar no seu projecto, aparentemente sem sentido, por se basear num artefacto sem pés nem cabeça. Apesar dos risos e dichotes dos seus colegas, inventou o telefone no seu tempo livre.

DE HARMONIA COM O QUE ACABÁMOS DE EXPOR...

Também vocês dispõem de tempo livre. Aquele que declara "eu faria muitas coisas, se tivesse possibilidade" não alcançará nunca resultados positivos, nem que dispusesse de milhares de anos para se dedicar a elas. Temos sempre tempo, tempo disponível, de que nos podemos servir, desde que haja vontade para o fazer.

(Transcrição de uma exposição de Bruce Barton, que se propõe convencer um auditório de gente jovem a empregar o tempo livre de maneira construtiva - reproduzida da revista The American Magazine).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus