Avançar para o conteúdo principal

Saber Envelhecer


Em Portugal, a população com mais de 85 anos quadruplicou nas últimas quatro décadas.
A esperança de média de vida dos portugueses passou de 35 anos, no início do século XX, para os atuais 85 para as mulheres e 79 para os homens. Contudo, os estudos mostram que viver mais não é viver melhor, já que quanto mais velhos são os indivíduos mais isolados se encontram.
É nas grandes cidades, onde mais se sente o envelhecimento, que o risco de isolamento é maior. Neste capítulo, Portugal segue a tendência mundial de envelhecimento.
A ONU prevê que, a manterem-se as atuais taxas de fertilidade, a população mundial deverá estabilizar por volta de 2100. Na maioria dos países, Portugal incluído, o aumento da esperança de vida resultou não apenas da melhoria das condições económicas e sanitárias, mas também do desenvolvimento da indústria do medicamento.
O aumento exponencial do número de doentes crónicos, bem como da percentagem de população idosa, faz disparar as despesas com a saúde. Isto, em conjunto com taxas de natalidade progressivamente mais baixas, põe em causa a viabilidade do financiamento dos atuais sistemas de saúde.
Em termos sociais ser velho não é coisa boa, tanto assim que todas as pessoas empurram a idade da velhice em função do seu próprio envelhecimento, em suma, “velhos são os outros”. Do ponto de vista simbólico, em Portugal, a velhice é vista como doença, solidão, abandono, desvalorização… Poucos ou nenhuns atributos positivos lhe são associados pela maioria dos próprios idosos” – refere Manuel Villaverde Cabral, diretor do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa.
No entanto, nem tudo é negativo. Com o aumento da longevidade, muitas pessoas de idade prestam agora mais apoio aos filhos e, sobretudo, aos netos, o que, em princípio, é bom para ambos.
A diminuição do número de pessoas em idade produtiva e a necessidade de financiar um sistema que sustente um cada vez maior número de idoso poderá levar, a médio prazo, a um adiamento da idade da reforma.
Na opinião de Jorge Mineiro, diretor clínico do Hospital CUF-Descobertas, “saber envelhecer com saúde é, hoje, um grande chavão, mas penso que é uma arte muito difícil de conseguir. Podemos viver mais, mas muitas vezes vivemos com mais problemas.”
As tecnologias da informação têm um papel determinante numa sociedade envelhecida, ajudando a combater o isolamento e a estabelecer pontes entre gerações.
Em suma, vamos viver mais tempo mas depende de nós viver da melhor forma. A tecnologia e a investigação estão do nosso lado mas ainda são os genes que mandam.


(adaptação do artigo “Saber Envelhecer” de Susana Torrão, publicado na revista Montepio 03/2011)  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus