Avançar para o conteúdo principal

Tostões vrs Milhões


Nos últimos dias temos sido bombardeados, pela comunicação social, com a notícia da contratação de um futebolista, por sinal português, por um grande clube espanhol.
O dito desportista vai auferir qualquer coisa como 750.000 euros mensais, ou seja, o equivalente a 55 salários mínimos por dia!
Exagero?! Injustiça?! Egoísmo?! Ganância?!...
Não vamos dirigir a questão nesse sentido.
Sabemos, isso sim, que os menos afortunados, que dia-a-dia contam os parcos cêntimos que lhes sobram na carteira, já só desejam que não apertem mais a corda que lhes sufoca a sobrevivência e, dessa forma, os deixem respirar e resistir nesta “selva sem lei”.
No outro extremo, os novos-ricos dão-se a luxos, esbanjamentos e, o mais estranho para nós, ainda conseguem a proeza de serem idolatrados e quase elevados à categoria de deuses.
Uns a tentar manter a cabeça à tona de água, outros até a dormir enriquecem.
Numa sociedade marcadamente materialista e consumista, as assimetrias sociais são cada vez mais notórias.
Pobres em maior quantidade e com mais dificuldades, ricos a usufruir de maiores benesses e proteccionismo estatal.
Quem travará a marcha desgovernada desta locomotiva?

Comentários

  1. Ninguém a trava porque esta é uma consequência da chamada globalização económica e financeira que faz tábua rasa dos valores da justiça, do trabalho e da solidariede. 25.000€/dia (o equivalente a 5.000 contos na moeda antiga)diz tudo sobre esta sociedade que nos querem impôr e da socialite com quem o nosso rapazinho passou uma noite de arromba na discoteca My House em Los Angeles.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! Agradeço o seu comentário e espero vê-lo por cá mais vezes. Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Desde já dou os meus parabéns por este blog, que espero vir a seguir com regularidade.Em relação ao 'menino de ouro' é natural que quanto mais ganha mais quer, mas é certo que se ele é bom no que faz tem que ser pago 'justamente'. Triste é que seja um pouco caro para os dias que correm. Que importa se passa a noite com esta ou aquela? É jovem tem que viver a vida ao máximo!

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade o que aqui está escrito. De facto o problema não é o que ele ganha e o que faz ao dinheiro que é dele pelo trabalho que faz. O problema é todo o povo ganhar tão pouco... Isso é que me indigna.

    Elsa Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao blog e ao facto de focarem temas de interesse para todos. O que foi escrito revela infelizmente os dias de hoje. O fosso que existe entre pobres e ricos é cada vez maior, e, ao ouvir falar nos valores que determinada pessoa recebe por dia é de pensar realmente na forma como uma pessoa com o ordenado minimo terá de gerir para que o dinheiro chegue para uma família durante um mês, esses realmente é que dão valor aquilo que ganham!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus