Avançar para o conteúdo principal

As Quatro Velas


Eram quatro velas e todas se encontravam acesas, mas não foi por muito tempo.
A primeira era a vela da PAZ. Os povos, os governantes, os políticos, as famílias, as empresas, etc. todos se apostam a combater pela Paz. E nós vemos o que se passa pelo mundo. Aos Tratados de Paz seguem-se automaticamente ataques e mortandades.
Nas Famílias é o que vemos - a Paz não reina e as autoridades encarregam-se de alimentar a desunião com a aprovação da Lei do divórcio e não só. O laxismo dos costumes, permite uma liberdade (leia-se libertinagem) que faz com que a estabilidade do casamento seja cada vez mais frágil - à primeira discussão, juntam os trapinhos e partem para outra. E o bem-estar dos filhos, os tais que a Lei do divórcio diz respeitar? Esses, quando ouvidos, são contra a separação dos pais. Mas a Lei do divórcio diz que é para guardar os "superiores interesses das crianças".
A segunda vela é a da . A Fé anda muito arredada dos homens. Não têm Fé, mas têm superstições aos montes. Cartas, sinas, astrologia, tudo serve para ler o futuro. Mas essa leitura não dá a ninguém a tranquilidade que dá a Fé num Deus que é Pai e vela pelos seus filhos - nós os que vivemos nesta terra.
A terceira vela é do AMOR. Como anda mal tratada esta palavra! Chamam amor a tudo que se relaciona com o sexo, esquecendo que esse aspecto é importante, mas secundário. O Amor, aquele que se pode escrever com letra maiúscula, apoia-se na doação e na entrega desinteressada e não no egoísmo refinado. Em primeiro lugar o Amor de Deus e a Deus, que nos criou e não só - criou tudo que nos rodeia para nosso uso, melhor para o nosso bom uso. O Amor da Família e na Família - ao pensar nele ressalta o Amor entre os esposos e o Amor dos pais para com os filhos e destes para com os pais. E não esqueçamos que na Família não podemos ficar por aqui - as gerações ascendentes e laterais devem ser contempladas: avós, tios, primos, etc.
Ora quando, das quatro velas acesas, três se apagaram, entrou uma criança que ficou triste por ver só uma vela acesa. Então a quarta vela falou-lhe: "Não fiques triste por veres as velas apagadas. Enquanto eu estiver acesa nada está perdido. Eu sou a vela da ESPERANÇA e essa não se apaga nunca se os homens souberem apoiar-se em quem os pode ajudar e esse Alguém é Deus. É costume dizer que a Esperança é a última coisa a morrer, mas eu digo-te - estou aqui e não só não vou morrer, como vou acender de novo as outras velas, porque uma vela não perde o fulgor da sua chama, quando acende outras velas, assim como uma pessoa que dá aos outros Paz, Fé e Amor, não fica mais pobre".
Neste momento o rosto, até aí triste, da criança, animou-se e um grande sorriso manifestou a sua PAZ, a sua FÉ, o seu AMOR e a sua ESPERANÇA.
.
(texto de Maria Fernanda Barroca, publicado no Diário de Coimbra de 10.01.2010)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus