Avançar para o conteúdo principal

Tema de Fundo

Assiste-se a uma grande contradição no nosso tempo, particularmente nos países mais desenvolvidos: tem-se tudo e ao mesmo tempo não se tem nada... porque não se é feliz! Reina o absurdo, o vazio, a frustração existencial, o suicídio rápido ou lento, através da depressão.
É cada vez mais urgente a busca de significado, de valores autênticos, de verdadeiras razões de viver... Viver bem o Presente! E olhar para o Futuro procurando dar lugar à esperança na busca constante de um sentido para a vida! O Ser Humano não é apenas busca de prazer, de bens materiais ou de sucesso e poder, mas sobretudo ânsia de infinito, de transcendência. Esta busca a todo o custo de encher-se de prazeres efémeros que não alimentam, que passa pelo sexo, pelo álcool, pela droga, pelo desejo de ter mais e mais coisas... no fundo é busca desesperada de sentido, vontade de significado,... passar além de, elevar-se acima do vulgar... ultrapassar-se! Todo o homem e a mulher deve e necessita, então, buscar mais alto, apelar a valores mais elevados e duradouros!
A busca da Felicidade constitui o último objectivo da existência humana, segundo os filósofos, como S. Agostinho ou Kant. Ser Feliz é, portanto, fundamental na Vida das pessoas, nas famílias, no emprego, na educação,... Mas, se é difícil compreender em que consiste a felicidade, mais difícil é ser feliz!... Todas as pessoas são chamadas a serem felizes, embora poucas a atinjam, parecendo que a felicidade não é deste mundo, que se trata de um "impossível necessário". É possível, então, construir uma teoria sobre a Felicidade, para, na prática, podermos ensinar às novas gerações a dedicar-se a descobrir o sentido da vida?!
A pessoa feliz é aquela que cumpre paulatinamente o princípio de Píndaro: "sê tu mesmo/a, desenvolve tudo o que há dentro de ti, realizando a tua personalidade e o teu projecto!".
K. Frielingsdorf, no seu livro original intitulado Felicidade na infelicidade, dá a entender que a felicidade é uma conquista que não se faz sem esforço, sem se sentir "infeliz" por ter de deixar tudo o que não é essencial para se ser feliz ou ter de se esvaziar de conteúdos medíocres para se encher do que vale verdadeiramente a pena.

Conheça o que pensa a respeito de Si mesmo/a e da Vida, através deste questionário da Escala sobre a felicidade (Barros, 2001), aqui exposto!
Responda sinceramente a si próprio/a... responda a todas as perguntas conforme aquilo que verdadeiramente sente e não como gostaria de ser!
Escolha o número que melhor corresponda à sua situação (evitando, se possível, o nº intermédio) conforme este significado:

1= totalmente em desacordo (absolutamente não)
2= bastante em desacordo (não)
3= nem de acordo nem em desacordo (mais ou menos)
4= bastante de acordo (sim)
5= totalmente de acordo (absolutamente sim)


1. Sinto-me bem comigo mesmo/a
(1) (2) (3) (4) (5)

2. Tenho um bom conceito de mim mesmo/a
(1) (2) (3) (4) (5)

3. Aceito-me como sou
(1) (2) (3) (4) (5)

4. Relaciono-me bem com as outras pessoas
(1) (2) (3) (4) (5)

5. Faço amigos facilmente
(1) (2) (3) (4) (5)

6. Gosto de me sentir livre
(1) (2) (3) (4) (5)

7. Controlo o ambiente em que vivo
(1) (2) (3) (4) (5)

8. Aceito o meu passado
(1) (2) (3) (4) (5)

9. Sei viver o momento presente
(1) (2) (3) (4) (5)

10. Tenho projectos para o futuro
(1) (2) (3) (4) (5)

11. Espero evoluir cada vez mais
(1) (2) (3) (4) (5)

12. Sinto-me uma pessoa feliz
(1) (2) (3) (4) (5)

13. Luto pelo meu bem-estar
(1) (2) (3) (4) (5)

14. Considero-me uma pessoa alegre
(1) (2) (3) (4) (5)

15. Sinto-me satisfeito/a com a vida
(1) (2) (3) (4) (5)

16. Tenho conseguido atingir os meus objectivos
(1) (2) (3) (4) (5)

17. Considero-me uma pessoa cheia de esperança
(1) (2) (3) (4) (5)

18. Tenho bastante sentido de humor
(1) (2) (3) (4) (5)


MÁXIMO DE FELICIDADE: 90; MÍNIMO: 18


(Cf. Barros, J. (2001). Felicidade: Natureza e avaliação (proposta de uma nova escala). Psicologia, Educação e Cultura, 5 (2), 289-318.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus