Avançar para o conteúdo principal

A grande pergunta

Há, creio eu, uma grande pergunta a que todos nós devemos responder... É se o Ser Humano é bom ou mau, ou, mais simplesmente, o que é que pensamos da Humanidade!
É uma questão que tem, provavelmente, tantas respostas como pessoas há no mundo. Mas dela depende, em grande parte, a nossa atitude perante a
vida.

As respostas optimistas escasseiam: "As pessoas não podem
ser melhores", segundo Augusto Assía; "são boas, com reservas", para Henrique Guitard; Amando de Miguel opina que "há poucas pessoas más e quase todas são interessantes".
São muitas mais as respostas pessimistas: a opinião que Gironella tem das pessoas, entre outras menos boas, é "em geral má, já que os instintos continuam a prevalecer sobre a razão e os bons sentimentos." Já Carmen Kurtz diz que "em geral as pessoas metem medo."
Há um grupo que adopta posições depreciativo-compassivas. Para Pérez de Tudela, as pessoas são "volúveis e gregárias". Pablo Serrano assegura que "abunda mais a pobre gente". José Subirachs acha que são "bastante medíocres". E João Perucho diz com carga comovedora: "Geralmente, a humanidade incomoda-me. Por vezes, quando me fixo nas pessoas, inunda-me uma imprevisível piedade, vasta e angustiosa."
José Descalzo responde que, no decorrer da sua vida, foi mudando constantemente a visão das pessoas que o rodeiam. Hoje crê, pouco a pouco, que avança nele a visão luminosa e positiva da humanidade. Crê, efectivamente, que no mundo há bem e mal, mas que superabunda o bem, embora a maior parte das vezes se veja mais o mal, porque faz mais barulho. Como crê que nós fazemos o mal mais por inconsciência, por precipitação, do que por simples maldade. Diz que, apesar das desilusões, continua a acreditar que é preferível ter uma desilusão por mês, por ter confiado nas pessoas, do que passar a vida na defensiva, por pensar que estamos rodeados de monstros.

E, qual é a sua opinião acerca da Humanidade?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus