.
.

Nossos Queridos Avós


Já experimentou observar amorosamente a árvore da sua família, a seiva que lhe dá vitalidade, as flores e os frutos que ela produz e imaginar as raízes que lhe dão sustento?
Na sua memória, em cartas e cartões guardados, em álbuns de fotografias ou, quem sabe, ainda bem próximo de si, há quatro pessoas que acumulam sabedoria e ternura, carinho e compreensão e, têm muitas histórias para contar.
São os avós, pessoas que, revendo o passado com gratidão e abraçando o presente com serenidade, ajudam a vislumbrar o futuro para os seus filhos e netos.
Essas pessoas queridas, depois de percorrerem tantos caminhos e já colhendo os frutos do seu trabalho e amor... de repente, deparam-se com uma nova onda de vitalidade, à medida que, rebentos de uma nova geração, os netos, reacendem nos avós o gosto pela vida e a lembrança do tempo de infância.
Mesmo com algumas carências próprias da idade, os avós têm um lugar especial na vida dos netos, pois são os amigos maduros, livres e criativos, afectuosos e compreensivos.
Experimente pedir-lhes para contarem histórias do tempo em que criaram e educaram os seus filhos. Converse com eles e descobrirá tantos detalhes curiosos que irão enriquecer a sua história. Faça anotações, gravações e fotos.
Chegará o tempo em que, depois de percorrer o mundo, as rodas de amizades, voltará a atenção para a história da sua família, que é a sua história.
Tal como uma colcha de retalhos, a vida foi-se ajeitando aos poucos. Entre choros e abraços, a vida foi criando os seus laços, legando experiência, valores e uma cultura tão própria da sua Família.

(Fonte: Revista Almanaque de Santa Zita 2009)

0 observações:

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.