Avançar para o conteúdo principal

Não Tenho Tempo!



Sabes meu filho, até hoje não tive tempo para brincar contigo... Arranjei tempo para tudo, menos para te ver crescer! Nunca joguei contigo dominó, damas, xadrez ou batalha naval... Eu percebo que tu me procuras, mas sabes meu filho, eu sou muito importante e não tenho tempo! Sou importante para números, convites sociais e toda uma série de compromissos inadiáveis! Como largar tudo isto para ir brincar contigo? Não... não tenho tempo!

Um dia trouxeste o teu caderno escolar para eu ver, e ficaste ao meu lado. Lembras-te? Não te dei atenção e continuei a ler o jornal. Porque afinal, afinal os problemas internacionais são mais sérios do que os da minha casa! Nunca vi os teus livros e nem conheço a tua professora. Nem me lembro qual foi a tua primeira palavra! Mas tu sabes eu não tenho tempo! De que adianta saber as mínimas coisas a teu respeito, se eu tenho outras grandes coisas a saber?

É incrível... como tu cresceste! Estás tão alto! Nem tinha reparado nisso! Aliás, eu quase que não reparo em nada... E na vida agitada, quando tenho tempo, prefiro usá-lo lá fora, porque aqui fico calado diante da televisão!

Porquê? Porque a televisão é importante e informa-me muito!

Sabes meu filho, a última vez que tive tempo para ti, foi numa noite de amor com a tua mãe! Eu sei que tu te queixas, eu sei que tu sentes a falta duma palavra, duma pergunta amiga, duma brincadeira, dum chuto na tua bola... Mas eu não tenho tempo! Eu sei que sentes a falta de um abraço e de um sorriso, de um passeio a pé, de ir até ao quiosque, ao fundo da rua comprar um jornal, uma revista... Mas sabes há quanto tempo eu não ando a pé na rua? Não tenho tempo! Mas tu entendes, eu sou um homem importante. Tenho de dar atenção a muita gente, eu dependo delas! Meu filho, tu não entendes nada de comércio! Na realidade eu sou um homem sem tempo! Eu sei que tu ficas triste, porque as poucas vezes que falamos, é um monólogo: Só eu é que falo!

Eu quero silêncio! Quero sossego, e tu tens a péssima mania de querer brincar com a gente! Tens a mania de saltar para os braços dos outros! Filho eu não tenho tempo para te abraçar! Não tenho tempo para conversas e brincadeiras de crianças!

Filho, o que é que tu percebes de computadores, comunicação, cibernética, racionalismo? Tu sabes quem é Descartes e Kant? Como é que eu vou parar para falar contigo? Sabes filho, não tenho tempo! Mas o pior de tudo... o pior de tudo é que se tu morresses agora, já, neste instante... eu ficava com um peso na consciência!... Porque até hoje... até hoje não arranjei tempo para brincar contigo! E na outra vida, Deus não terá tempo de me deixar pelo menos... VER-TE!

(Original de Neimar de Barros / Adaptação e Voz de Vítor de Sousa)

Comentários

  1. As minhas lágrimas rolaram pelo rosto.....
    Acho q nao é preciso dizer mais nada!

    ResponderEliminar
  2. De facto este post é uma boa bofetada na cara de mto boa gente q anda por aí! Este é um clamor pra quem queira ouvir!

    ResponderEliminar
  3. Bonita descrição! Mas é uma situação muitas vezes inevitável nos dias de hoje em que o lufa-lufa, para prover ao sustento quotidiano, obriga os pais a não ter a devida atenção aos seus filhos. E a prova disso mesmo é o facto de cada vez mais, os infantários e escolas, estarem a tornar-se depósito de crianças. Não será o caso deste senhor VIP de que fala a história, por atribuir a si próprio demasiada importância, para dar atenção ao seu filhote. Este é um caso diametralmente oposto daqueles que, infelizmente, não têm outra solução. Talvez a contrapartida para estes casos, resida precisamente no carinho que foi dado pelos meus pais aos meus filhos e sermos nós agora a fazer o mesmo aos nossos netos para colmatar as eventuais falhas dos seus progenitores.
    E uma pergunta se impõe: de quem é a culpa desta situação?!

    ResponderEliminar
  4. Por outro lado, o número de filhos tornou-se menor e resulta, normalmente, de uma decisão mais consciente e planeada. O investimento das famílias e da sociedade nas/os crianças/adolescentes tende a tornar-se maior. Paradoxalmente, os adultos tendem a ter, cada vez menos, tempo para estar com os filhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus