Avançar para o conteúdo principal

Índice do Planeta Feliz

Um estudo da organização britânica New Economics Foundation, concluiu que na Costa Rica vivem os habitantes mais felizes do planeta.

Os Costa-Riquenhos têm a maior esperança média de vida do mundo e 99% da energia que consumem vem de fontes renováveis.

Foram analisados 143 países, os quais representam 99% da população mundial, tendo sido contabilizado o grau de satisfação dos cidadãos, a esperança de vida e a pegada ecológica do país.

Segundo o relatório final, ainda estamos longe de alcançar os resultados ideais e, embora haja sinais de esperança, de um modo geral ainda estamos a caminhar na direcção errada.

Eis o Top Five deste estudo: Costa Rica, Rep. Dominicana, Jamaica, Gautemala e Vietname.

Portugal surge na 98ª posição...

Comentários

  1. Estamos na 98ª POSIÇÃO???? Meu Deus, não pode ser! Somos sempre os mesmos atrasados e inconscientes de sempre!! Mas porquê? E até quando? Será que não conseguimos EVOLUIR???? Vou é mudar-me de vez pra um dos países do Top Five, pois eu adoro viver e quero mesmo chegar aos 200 anos! A sério, PENSEM NISTO, PLEEEASE!!

    ResponderEliminar
  2. Não creio que a solução passe por mudar de país. O problema está dentro de que cada um de nós, portugueses, que nos acomodamos facilmente, e preferimos a crítica constante à intervenção pessoal na construção de uma sociedade mais ecológica e justa.
    Outra coisa em que todos somos "muito bons" é a generalizar e a culpar "os outros", ou a "sociedade", ou o "sistema", ou "governo"... mas NÓS é que somos os responsáveis por essa classificação:
    Quando atiramos o lixo para o chão pela janela do carro, quando colocamos cartão e embalagens no contentor do lixo apesar do Ecoponto estar mesmo ao lado, quando deixamos as luzes ligadas numa sala vazia, ou deixamos o LCD, o PC, o DVD ligados ou em "stand by" quando não estamos a ver.
    Em vez de nos mudarmos para os países do Top-five, se calhar devíamos começar por perguntar e pesquisar, como conseguem eles? Eu também fiquei (agradavelmente) surpreendido ao ver que a energia consomida na Costa Rica provém 99% de energias renováveis! É admirável. E a República Dominicana, um país tão "pobre" (pensava eu, pois já lá estive) e afinal tão ecológicamente "rico".
    Não serão eles mais felizes por que levam vidas simples e humildes, sem consumismos, sem sedentariedade.
    Claro que para a felicidade e bom humor de uma população também é influenciado pelas horas de luz solar diárias. Segundo estudos recentes, populações com maior número de horas diárias de exposição solar, são mais alegres e correm menos riscos de sofrer de depressões (todos os países acima mencionados estão na Região Equatorial). Já os países nórdicos, apesar de bastante evoluídos culturalmente, são dos países em que é mais difícil tratar das depressões.
    Em suma: <<(...) a revolução não vai ser transmitida na televisão
    Ela tem que acontecer dentro de cada um
    Caso contrário nunca chegaremos a lugar algum
    Há quem queira resolver os problemas do mundo inteiro
    De uma só vez, confiante, tal e qual um bom escuteiro
    Mas enquanto se perseguem tão nobres ideais
    Esquecemo-nos de limpar os nossos quintais
    Tentamos combater todos os males da terra
    Quando afinal é na nossa casa que começa a guerra
    Toda a gente devia parar de falar olhar para dentro e agir (...)>>; Da Weasel em "Todagente" - 3º Capítulo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus