.
.

Índice do Planeta Feliz

Um estudo da organização britânica New Economics Foundation, concluiu que na Costa Rica vivem os habitantes mais felizes do planeta.

Os Costa-Riquenhos têm a maior esperança média de vida do mundo e 99% da energia que consumem vem de fontes renováveis.

Foram analisados 143 países, os quais representam 99% da população mundial, tendo sido contabilizado o grau de satisfação dos cidadãos, a esperança de vida e a pegada ecológica do país.

Segundo o relatório final, ainda estamos longe de alcançar os resultados ideais e, embora haja sinais de esperança, de um modo geral ainda estamos a caminhar na direcção errada.

Eis o Top Five deste estudo: Costa Rica, Rep. Dominicana, Jamaica, Gautemala e Vietname.

Portugal surge na 98ª posição...

2 observações:

  1. Kicas disse...

    Estamos na 98ª POSIÇÃO???? Meu Deus, não pode ser! Somos sempre os mesmos atrasados e inconscientes de sempre!! Mas porquê? E até quando? Será que não conseguimos EVOLUIR???? Vou é mudar-me de vez pra um dos países do Top Five, pois eu adoro viver e quero mesmo chegar aos 200 anos! A sério, PENSEM NISTO, PLEEEASE!!

  2. Rui Conde disse...

    Não creio que a solução passe por mudar de país. O problema está dentro de que cada um de nós, portugueses, que nos acomodamos facilmente, e preferimos a crítica constante à intervenção pessoal na construção de uma sociedade mais ecológica e justa.
    Outra coisa em que todos somos "muito bons" é a generalizar e a culpar "os outros", ou a "sociedade", ou o "sistema", ou "governo"... mas NÓS é que somos os responsáveis por essa classificação:
    Quando atiramos o lixo para o chão pela janela do carro, quando colocamos cartão e embalagens no contentor do lixo apesar do Ecoponto estar mesmo ao lado, quando deixamos as luzes ligadas numa sala vazia, ou deixamos o LCD, o PC, o DVD ligados ou em "stand by" quando não estamos a ver.
    Em vez de nos mudarmos para os países do Top-five, se calhar devíamos começar por perguntar e pesquisar, como conseguem eles? Eu também fiquei (agradavelmente) surpreendido ao ver que a energia consomida na Costa Rica provém 99% de energias renováveis! É admirável. E a República Dominicana, um país tão "pobre" (pensava eu, pois já lá estive) e afinal tão ecológicamente "rico".
    Não serão eles mais felizes por que levam vidas simples e humildes, sem consumismos, sem sedentariedade.
    Claro que para a felicidade e bom humor de uma população também é influenciado pelas horas de luz solar diárias. Segundo estudos recentes, populações com maior número de horas diárias de exposição solar, são mais alegres e correm menos riscos de sofrer de depressões (todos os países acima mencionados estão na Região Equatorial). Já os países nórdicos, apesar de bastante evoluídos culturalmente, são dos países em que é mais difícil tratar das depressões.
    Em suma: <<(...) a revolução não vai ser transmitida na televisão
    Ela tem que acontecer dentro de cada um
    Caso contrário nunca chegaremos a lugar algum
    Há quem queira resolver os problemas do mundo inteiro
    De uma só vez, confiante, tal e qual um bom escuteiro
    Mas enquanto se perseguem tão nobres ideais
    Esquecemo-nos de limpar os nossos quintais
    Tentamos combater todos os males da terra
    Quando afinal é na nossa casa que começa a guerra
    Toda a gente devia parar de falar olhar para dentro e agir (...)>>; Da Weasel em "Todagente" - 3º Capítulo.

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.