Avançar para o conteúdo principal

Papás, escutem!

«Prestem atenção ao que o vosso filho vos quer dizer, mas não se atreve:
- Não me dêem tudo o que vos pedir. Muitas vezes só peço, para ver quanto posso receber. Se mo dessem, eu teria mais, mas não seria melhor.
- Não me dêem sempre ordens. Se, em vez de me mandarem tanto, me pedissem as coisas por favor, eu as faria mais rapidamente e com mais vontade.
- Não mudem de opinião tão frequentemente sobre o que devo fazer. Decidam-se e mantenham essa decisão. No meio das minhas muitas vacilações, necessito da vossa segurança, da vossa firmeza.
- Cumpram as promessas, boas ou más. Se me prometem uma autorização, dêem-ma; mas também se for um castigo. Assim me irei preparando para a vida.
-Não me comparem com ninguém. Nem com o meu irmão nem com a minha irmã. Se me exaltam acima dos outros, alguém irá sofrer; se me rebaixam diante dos outros, serei eu quem sofro. Nem me comparem convosco quando tinham a minha idade. As nossas vidas são muito diferentes.
- Não me corrijam as faltas diante de ninguém. Ensinem-me a corrigir-me quando estivermos sós. Agradecer-vos-ei infinitamente.
- Deixem-me fazer as coisas por mim mesmo. Mesmo que às vezes me engane. Se fazem tudo por mim, eu nunca poderei aprender.
- Não me gritem. Respeito-vos menos quando o fazem e me ensinam a gritar também. Eu não o quero fazer.
- Quando fizer alguma coisa mal, não me exijam que vos diga porque o fiz. Às vezes nem eu mesmo sei.
- Não digam mentiras diante de mim. Nem me peçam que as diga por vocês, mesmo que seja para vos desenrascar. Sinto-me muito mal, e acho que perco a fé no que vocês dizem.
- Quando estiverem enganados nalguma coisa, admitam-no. Assim crescerá a opinião que tenho de vocês. E ensinar-me-ão a admitir os meus equívocos.
- Quando vos contar um problema meu, não digam: "Não tenho tempo para as tuas parvoíces" ou "isso não tem importância". Tratem de compreender-me e ajudar-me.
- Tratem-me com a mesma cordialidade e amabilidade com que tratam os vossos amigos. Porque somos família, não quer dizer que não possamos ser amigos também.
- Não me digam que faça uma coisa, se vocês mesmos não a fazem. Assim aprenderei eu a fazer sempre o que vocês fazem mesmo sem o dizer, mas nunca o que vocês dizem e não fazem.
- Gostem de mim e digam-me. Eu gosto de ouvi-lo de vocês, mesmo que achem que não é preciso dizer-mo.
- Ensinem-me a amar e a conhecer a Deus e o meu semelhante. Não se desculpem com o que me ensinam no colégio e na catequese. Eu quero aprender de vocês, sem intermediários, a Amar e a respeitar.»

(Autor: Manuel Sánchez Monge; Fonte: "Parábolas como setas")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus