Avançar para o conteúdo principal

Sou o Amigo de Sempre!!


«Fiel, o cachorro do meu vizinho caçador, voltou coxo de uma caçada: um terrível engano ia-lhe destroçando a pata dianteira direita. E o pobre animal, que noutros dias tenho de acalmar, para que não me lambuze a cara com a língua, olha-me hoje com olhos tristes, encostado a um canto, como se quisesse explicar-me a sua tragédia com a patita levantada. Mas, mal chegámos a casa e se abriu a porta do carro, foi como se de repente esquecesse todo o seu problema. Fiel sai a correr em direcção às crianças suas amigas, com a pata direita levantada, apoiando-se, com estranhas posições, nas outras três. É como se fizesse de palhaço e pusesse no seu coxeio um pouco de farsa e brincadeira. E corre, salta, sem tocar nunca o chão com a pata ferida. Dir-se-ia que nunca teve senão três patas.
Observo-o com espanto e admiração... e penso para comigo... será apenas mérito dos animais que nos ajudam a humanizar as nossas vidas apressadas, tensas, irritadas, ansiosas e cada vez menos disponíveis e solidárias?
Cães, gatos e outros, foram e são mestres dos afectos que não reclamam contrapartidas.»

(Autor: José Jorge Letria; Fonte: "Amados Cães")


Gostaríamos neste momento de sublinhar o que exemplarmente foi dito pelo filósofo Peter Singer, no seu livro, "Libertação Animal":
"Não podemos aplicar standards distintos ao sofrimento dos animais humanos e não humanos. A moral é universal. Deveríamos entender o sofrimento alheio como entendemos o nosso, e o dos animais como o dos nossos congéneres."

Comentários

  1. Por detrás do autor (a) deste post, está, certamente, uma alma com grande sensibilidade:
    -Quem não gosta dos animais não gosta das pessoas!

    ResponderEliminar
  2. Os animais são muito melhores que alguns humanos!Quem faz mal aos animais devia ser castigado. Não deixem de ter um animal de estimação, eles são sensíveis e verdadeiros amigos!Melhores que muitos humanos que andam por aí..

    ResponderEliminar
  3. De facto, desde cedo tenho os Animais como grandes companheiros!! Ainda hoje continuam a ser a minha paixão... Cães, gatos... enfim, qualquer um... todos sempre muito especiais!! Gostaria muito de poder fortalecer a sensibilidade e a atenção que estes Seres leais e dedicados merecem da parte de quem detém sobre eles o título de propriedade, e não só! Agradeço as vossas palavras, nokas e Zéfoz!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Blogger: Aqui é melhor não!

O Comittee to Protect Journalist , uma ONG que defende os jornalistas e a liberdade de imprensa, elaborou um relatório sobre os piores países para exercer a actividade de "blogger". Países como a Birmânia, Irão, Síria, Cuba, Arábia Saudita, Vietname, Tunísia, China, Turquemenistão e Egipto, para só apontar os piores entre os piores, exercem verdadeira caça aos bloggers. Desde polícia on-line, obrigatoriedade de registo no Ministério da Cultura, cibercafés com ficha individual dos clientes, lista negra de blogues, monitorização de correio electrónico, entre outras medidas restritivas, tudo é utilizado para bloquear o livre acesso e a divulgação de informação. Aqui neste cantinho à beira-mar plantado, e já lá vão os tempos da CENSURA (pelo menos da censura directa...), nós que desejamos tão somente fazer deste blogue " ...um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... ", ficamos estupefactos e incré

Em Vida, Irmão, Em Vida

Se quiseres fazer feliz alguém a quem amas muito, diz-lho hoje, sê bom... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dar uma flor, não esperes que morram, manda-a hoje com amor... Em vida, irmão, em vida. Se desejas dizer "gosto de ti" às pessoas de tua casa e ao amigo próximo ou afastado... Em vida, irmão, em vida. Não esperes que as pessoas morram, para lhes quereres bem e fazer-lhes sentir o teu afecto... Em vida, irmão, em vida. Tu serás muito mais feliz, se aprenderes a fazer felizes a todos os que conheceres... Em vida, irmão, em vida. Nunca visites panteões, nem enchas túmulos de flores, enche corações de amor... Em vida, irmão, em vida.   (do livro “Parábolas Como Setas”, de Manuel Sánchez Monge)

Um dia todos nós temos o mundo nas mãos…

Vamos reflectir sobre a nossa relação com o mundo em que vivemos? Lamentamo-nos de que as coisas vão mal, aceitamos sem recalcitrar tudo o que se sucede à nossa volta… mas… fazemos, realmente, algum esforço para transformar o mundo?! Humm… é difícil… dá trabalho… Eu… ai, como eu sou comodista! Recebemos diferentes dons de Deus, segundo as nossas capacidades. Mas o importante é desenvolvê-los, fazê-los render… não podemos simplesmente guardá-los dentro da nossa “arca”! Não podemos assustar-nos com os problemas do nosso mundo… O que importa é contribuir para mudar para melhor o nosso mundo, na medida das nossas possibilidades. Todos podemos fazer algo… tornar este mundo um pouco mais acolhedor, mais humano… Todos podemos prestar alguma pequena ajuda aos outros… De nós depende que haja mais justos e bons! “ Era uma vez um homem como todos os outros. Um homem normal. Com qualidades e defeitos. Não era diferente. Mas um dia bateram-lhe repentinamente à porta. Quando abriu, encontrou os seus