.
.

Sou o Amigo de Sempre!!


«Fiel, o cachorro do meu vizinho caçador, voltou coxo de uma caçada: um terrível engano ia-lhe destroçando a pata dianteira direita. E o pobre animal, que noutros dias tenho de acalmar, para que não me lambuze a cara com a língua, olha-me hoje com olhos tristes, encostado a um canto, como se quisesse explicar-me a sua tragédia com a patita levantada. Mas, mal chegámos a casa e se abriu a porta do carro, foi como se de repente esquecesse todo o seu problema. Fiel sai a correr em direcção às crianças suas amigas, com a pata direita levantada, apoiando-se, com estranhas posições, nas outras três. É como se fizesse de palhaço e pusesse no seu coxeio um pouco de farsa e brincadeira. E corre, salta, sem tocar nunca o chão com a pata ferida. Dir-se-ia que nunca teve senão três patas.
Observo-o com espanto e admiração... e penso para comigo... será apenas mérito dos animais que nos ajudam a humanizar as nossas vidas apressadas, tensas, irritadas, ansiosas e cada vez menos disponíveis e solidárias?
Cães, gatos e outros, foram e são mestres dos afectos que não reclamam contrapartidas.»

(Autor: José Jorge Letria; Fonte: "Amados Cães")


Gostaríamos neste momento de sublinhar o que exemplarmente foi dito pelo filósofo Peter Singer, no seu livro, "Libertação Animal":
"Não podemos aplicar standards distintos ao sofrimento dos animais humanos e não humanos. A moral é universal. Deveríamos entender o sofrimento alheio como entendemos o nosso, e o dos animais como o dos nossos congéneres."

3 observações:

  1. Zéfoz disse...

    Por detrás do autor (a) deste post, está, certamente, uma alma com grande sensibilidade:
    -Quem não gosta dos animais não gosta das pessoas!

  2. nokas disse...

    Os animais são muito melhores que alguns humanos!Quem faz mal aos animais devia ser castigado. Não deixem de ter um animal de estimação, eles são sensíveis e verdadeiros amigos!Melhores que muitos humanos que andam por aí..

  3. observador@ disse...

    De facto, desde cedo tenho os Animais como grandes companheiros!! Ainda hoje continuam a ser a minha paixão... Cães, gatos... enfim, qualquer um... todos sempre muito especiais!! Gostaria muito de poder fortalecer a sensibilidade e a atenção que estes Seres leais e dedicados merecem da parte de quem detém sobre eles o título de propriedade, e não só! Agradeço as vossas palavras, nokas e Zéfoz!

Enviar um comentário

.
As imagens que ilustram os textos publicados neste blogue são seleccionadas, aleatoriamente, através do motor de busca Google. Agradecemos aos respectivos autores o enriquecimento visual que os seus trabalhos proporcionam e, se não divulgamos a sua origem é porque, na maioria dos casos, a mesma é, para nós, desconhecida. Para salvaguarda dos direitos de autor, estamos à inteira disposição dos eventuais lesados, para revelar a identidade do criador das fotos e/ou desenhos publicados. Observador@
.